Santos do Carmelo

espiritualidade carmelitana

beata-teresa-maria-da-cruz-1.jpg

Beata Teresa Maria da Cruz, fundadora das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença. Nasceu em 2 de março de 1846, na Itália. Jovem vivaz, amante da vida e da beleza... Sua vida deixou uma marca inconfundível: um canto de amor a Cristo Eucaristia e aos mais pequeninos.

Quando jovem gostava de vestir-se bem e de ser admirada. Amando a beleza interior e exterior descobriu que seu coração já era do Senhor da Alegria, com quem aprendeu bem cedo  a dialogar na oração e na Adoração, servindo-o com carinho e dedicação nos mais pequenos do Reino! Funda assim, nossa família religiosa, que com gratidão continua a missão que pelo Senhor foi confiada à Bettina!

Beata Teresa Maria da Cruz

Por Jesus, tudo é pouco!

Santa Teresa d'Ávila

Santa Teresa de Jesus ou D'Avila mulher forte e corajosa, amiga do amor e da amizade, da liberdade e da pobreza, da humildade e da verdade, do bom humor e da alegria, da beleza e da poesia, Teresa foi uma mulher humana e de Deus. Deixou por escrito sua experiência do Deus vivo e presente na pessoa, testemunhando que adentrar o mistério humano - castelo interior- é vislumbrar algo do transcendente que o  habita. Ensinou como a oração é a porta deste dinamismo tão  fundamental; sua vida foi uma história de oração, comunicação e encontro. Teresa de Jesus: foi o nome que escolheu para si. Porque "foi  encontrada" e nele viveu em sua história concreta e em sua forma apaixonada de ser. Profeta, foi sensível às necessidades da Igreja e das realidades de seu contexto histórico, com suas sombras e luzes.  

 

Do Livro Santa Teresa- Mística para o nosso tempo

(Lúcia Pedrosa e Mônica Baptista)

  • Nasceu em 1515 e faleceu em 1582

  • Foi responsável pela fundação do Carmelo Descalço junto ao amigo e companheiro de vida espiritual, João da Cruz.

  • Doutora da Igreja, mestra da vida de oração.

Św.Teresa-od-Jezusa.jpg

Nada te perturbe, nada te assuste,
tudo passa. Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem 
nada lhe falta.
Só Deus basta!

images.jfif

São João da Cruz

Ingressou na Ordem do Carmo aos 21 anos, em 1563, quando recebe o nome de Frei João de São Matias, em Medina del Campo. João da Cruz, é um  homem normal que mediante o próprio esforço e a graça de Deus soube acolher suas fragilidades e revestindo-se  das qualidades dos Santos. João da Cruz pequeno de estatura, gigante na inteligência no coração e na alma; afável e amoroso com todos, com simplicidade ensinou o caminho da santidade que ainda hoje é válido  sempre o será.


Poeta da noite escura,
cantor do dia que  não tem fim,

ensina a humanidade cansada,

vazia sem rumo, que só atravessando, desertos,
noites e obscuridades,
experimenta-se a alegria da Páscoa.

 

Frei  Patrício Sciadini, OCD
Livro São João da Cruz

No entardecer da vida,

serei julgado pelo amor...

 1.    A ROSA DA FAMILIA

Faça da sua família o seu jardim, o seu tesouro. Cultive bem a família e terá sempre flores perfumadas de amor e ternura. 

2. A ROSA DA ORAÇÃO

Não passe um dia sem rezar. Faça da oração o seu encontro cotidiano com Deus. Um olhar para o Céu, um desabafo, um ato de amor, faz a diferença na nossa vida...

3. A ROSA DO EVANGELHO

Não se pode ser cristãos só para nós mesmos. Torne-se como Teresinha, uma missionaria, um missionário. Reze para todos os que não amam a Deus e que fazem o mal. Não se trata de falar, se trata de amar e de rezar. Aceitar com amor, tudo isso é ser cristão e evangelizar.

4. A ROSA DO AMOR DELICADO 

É saber amar, não impor as ideias, dialogar com todos, aprender que os outros tem muitas coisas para dizer e que todos podemos nos ajudar a sermos melhores.

5. A ROSA CHAMADA MARIA

Ame muito Nossa Senhora como Teresinha, escute uma estrofe desta poesia: “Porque te amo Maria”.

“Enquanto espero o céu, ó minha Mãe querida,

contigo hei de viver, seguir-te cada dia.

Contemplando-te, Mãe, sinto-me extasiada

ao descobrir em ti abismos só de amor.

Teu olhar maternal expulsa meus temores,

ensina-me a chorar e também a sorrir.”

Santa Teresinha

Frei  Patrício Sciadini, OCD

Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

c1abea9bb3a894bc84827aad5d0cd66d.jpg

Tu sabes, ó meu Deus!

Para amar-te na Terra

só tenho o dia de hoje!