Coração Missionário

Ide ao mundo e façais discípulos meus...

O carisma herdado do coração de Bettina em suas filhas é próprio missionário. A missão de Jesus é estendida ao Instituto, na qual o Espírito impele às irmãs que cheguem ao coração dos homens para levar a Boa-Nova da salvação, do amor e da misericórdia. Da Itália, o coração missionário também cresceu para outras terras. Percorra esse caminho junto com Bettina nessa página e veja onde a obra de serviço, adoração e vida chega. Das casas pela Itália até a fundação mais recente no Egito... 

Itália

  • Instituto Santa Teresa em Campi Bisenzio

Casa mãe, a primeira na qual Bettina inicia os pilares do Instituto. Conhecido como "conventinho", esse convento abriga uma enfermaria para as irmãs mais idosas, acolhe peregrinos para visitar os lugares onde Bettina viveu, atende um jardim de infância e creche, promove a espiritualidade carmelitana através da Ordem Terceira Carmelitana e ainda é a sede da Associação Bettina Onlus (para promoção da espiritualidade e obra da Beata Madre). 

  • Corpus Domini e Casa Geral em Florença

A casa geral, sede do governo do Instituto está em Florença e foi uma das primeiras fundações de Bettina. Além do convento e do noviciado, aí se localiza a Igreja de Corpus Domini, em que Bettina deu início em 1902 ao projeto da Adoração Eucarística Perpétua. É o coração sagrado do instituto, de onde Jesus pulsa seu amor e suas graças para toda a obra e àqueles que o buscam ali.

  • Centro de Espiritualidade Sicar, em Florença

Sicar, lugar do encontro entre Jesus e Samaritana funciona como centro de promoção de espiritualidade, formação, atividades pastorais e acompanhamento espiritual de pessoas, grupos e comunidades.

Além dessas, na Itália se encontram as casas:

  • Instituto São José (Prado)

  • Instituto Santa Teresa (Antignano)

  • Casa de Montepiano

  • Mater Carmeli (Treviso)

  • São Pio X (Zero Branco)

  • Casinha São Judas (Roma)

  • Flos Carmeli (Acconia)

Líbano

Em Fanar (Beirute) se encontra a primeira missão do Instituto fora das terras italianas. Fundada em 1903, a missão à convite dos padres carmelitas continua sustentando a presença do carisma no Líbano, terra de muitas dificuldades com as guerras e a pobreza, mas também de muita riqueza e diversidade cultural e religiosa. Sedia o Colégio Nossa Senhora do Monte Carmelo e promove várias atividades pastorais, religiosas, espirituais, caritativas e vocacionais. Conheça mais no vídeo do terceiro episódio da série Coração Missionário. 

Israel

Bettina teve a graça de realizar outro sonho: "Iremos ao Carmelo". A missão a Israel aconteceu em 1907, quando o instituto foi convidado a auxiliar no cuidado e manutenção da casa Flos Carmeli, acolhida das peregrinações ao Monte Carmelo, fonte de Elias e o coração mariano de toda a Ordem Carmelitana. Até hoje, as irmãs são sinal do cuidado de Deus e inspiração à vida espiritual de todos aqueles que vão aí se encantar nas fontes primeiras da Ordem. Conheça mais sobre a casa Flos Carmelo no vídeo, segundo episódio da série Coração Missionário.  

Brasil

A missão em terras brasileiras aconteceu anos depois da morte de Bettina e é parte do seu carisma de levar Cristo a todos os povos. A convite do industrial italiano Marcello Cândia, as irmãs chegaram primeiro a Macapá em 1977, destinadas a ser presença de oração e espiritualidade para trazer esperança ao povo da região, terra missionária. Aos enfermos atendidos pelos projetos de Candia e aos sacerdotes e missionários que ali davam suas vidas aos pequenos do Reino. Depois, também com a ajuda de Candia, as irmãs chegam a Belo Horizonte (1983) e a Brumadinho (1992) que atuam na promoção vocacional, formativa e oferecem atividades pastorais e espirituais.   

República Checa

A fundação em Praga aconteceu em 1995 e as irmãs aí colaboram com as atividades do Santuário de devoção ao Menino Jesus de Praga, oferecem acolhida a jovens universitárias e promovem, assim, um trabalho de diálogo e encontro para iluminar as experiências de jovens e famílias que professam vários credos. Acompanhe mais sobre a Casa Edith Stein, no primeiro episódio da série Coração Missionário.   

Egito

O Egito é a missão mais recente do Instituto. Iniciamos em 2004 a fundação em Dronka, a convite do Bispo de Assiut, Dom Kyrillos William. A presença das irmãs é sinal de diálogo e fraternidade universal, ao se encontrarem no centro da relação entre cristãos e mulçumanos. Ali oferecem além da presença pastoral e espiritual, um trabalho missionário bonito com as famílias carentes e com mulheres, num projeto de formação e reflexão.